tropixel

Ubatuba

Programação pública do Festival Tropixel 2013 em Ubatuba. Todas as atividades são gratuitas. Acompanhe também pelo Facebook ou Twitter, e fique ligado no informe Tropixel que vai ao ar todas as manhãs de 21 a 25 de outubro na Gaivota FM (104.9 Mhz no centro de Ubatuba, ou em qualquer lugar do mundo pelo site).

  1. Abertura - 21/10, Escola Técnica - Centro Paula Souza (prédio da Unitau).
  1. Seminário Sincronizando - 22/10, Escola Técnica - Centro Paula Souza (prédio da Unitau). Saiba mais.
  1. O Lab Experimental Temporário (23 e 24/10) Veja a programação detalhada
  1. Fórum Ubatuba - Um Futuro para Todos.
  1. OCUPA. (25/10) - Ocupação Cultural do Perequê-Açu, encontro de encerramento do Festival Tropixel. Saiba mais.

O Festival terá cobertura em tempo real pela internet (twitter e facebook). Algumas partes da programação serão transmitidas ao vivo pela internet. Todas as manhãs entre os dias 21 e 25 de outubro, a Rádio Comunitária Gaivota FM recebe convidados do festival entre 10h e 11h para contarem o que vêm fazer em Ubatuba (o programa poderá ser ouvido ao vivo pela frequência 104.9 Mhz no centro de Ubatuba, e no mundo inteiro pela internet). O Festival será também amplamente documentado em fotografias, vídeo e áudio.

Mais sobre a cidade

Ubatuba, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, é uma cidade de grande diversidade cultural, social e religiosa. À importância das comunidades tradicionais - caiçaras, quilombolas e indígenas - somam-se correntes migratórias de diversas épocas e origens, intelectuais e artistas radicados, empresários em busca de qualidade de vida, profissionais autônomos em rota de fuga das cidades grandes. Tem um inestimável patrimônio natural, com a maior cobertura proporcional de mata atlântica do Estado, e mais de quatro séculos de história.

Uma grande proporção da população utiliza bicicletas como meio de transporte cotidiano. A cidade conta com cerca de uma centena de fantásticas praias, além de uma imensa biodiversidade. A sociedade civil participa ativamente da discussão sobre o estado atual e da elaboração de planos participativos para o futuro.

Uma leitura otimista aponta para um futuro promissor, com alta qualidade de vida, justiça social e sustentabilidade. Entretanto, algumas questões importantes exigem atenção. Entre elas a alta evasão de talentos devido à falta de alternativas após a conclusão do ensino médio; a baixa auto-estima sentida por todos os estratos da população; a distribuição desigual dos resultados da exploração comercial de suas atrações turísticas e naturais; e a relação problemática da sociedade com seu território, pela falta de mecanismos claros de regulação e conciliação entre usos tradicionais de recursos naturais e preservação ambiental. Uma questão particularmente complexa é a gestão do lixo, que precisa ser exportado, percorrendo mais de 160km de estrada.

Em tal cenário, mais importante do que aplicar uma cartilha pronta de soluções é imaginar futuros diferentes. Igualmente prioritário é identificar, valorizar e apoiar talentos locais, promovendo seu pleno desenvolvimento a partir do intercâmbio e do aprofundamento conceitual e técnico. A proposta do Festival Tropixel em Ubatuba, articulado pelo núcleo Ubalab em parceria com uma comissão organizadora com abrangência nacional, é atuar nesta encruzilhada, proporcionando um intenso processo de troca e construção colaborativa entre iniciativas locais e propostas de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Recomendações

Traga repelente, protetor solar, guarda-chuva, óculos de sol.