tropixel

Ensaio Tropixel 2014

A primeira edição do festival Tropixel aconteceu em outubro de 2013 em Juiz de Fora e Ubatuba. Naquela ocasião, ficou evidente a relevância e a necessidade de aproximar cada vez mais os campos da arte, ciência e tecnologia com os olhos voltados à sociedade. Com o objetivo de continuar e aprofundar as colaborações surgidas durante aquela primeira edição, organizamos em Ubatuba um experimento chamado Ensaio Tropixel. O plano era propor eventos menores e mais focados que se diferenciariam assim do Festival Tropixel, maior e mais ambicioso. Realizamos uma edição do Ensaio Tropixel em Ubatuba. Ao discutir os planos para 2015, entretanto, foi decidido que não insistiríamos mais na diferenciação entre Ensaios e Festival, e passaríamos a usar somente Tropixel para todas as ações.

O texto original desta página dizia o seguinte:

"Cada Ensaio Tropixel é um evento de curta duração, focado em temas específicos. Damos ênfase à produção prática e colaborativa de projetos coletivos que condensam reflexão, experimentação e transformação social. Os Ensaios Tropixel buscam espaços de troca entre especialistas em diversas áreas para articular características de Ubatuba com possibilidades contemporâneas. A primeira edição do Ensaio Tropixel em Ubatuba aconteceu em abril de 2014, organizado pelo Ubalab em parceria com Labmovel e apoio da Escola Técnica Municipal Tancredo de Almeida Neves e do Hostel Ecotrip."

O primeiro Ensaio Tropixel aconteceu em Ubatuba, em abril de 2014. Foi organizado pelo Ubalab, em parceria com Labmovel. Consistiu em uma série de iniciativas voltadas a cartografias e mapeamento, monitoramento ambiental comunitário e colaboração em rede com foco na água. Leia aqui um relato abrangente das atividades desenvolvidas. Programação

Hardware Livre e Sensores

Oficina com Guima-san (Gypsyware) para estudantes do curso de Informática da Escola Técnica Municipal Tancredo Neves.

Sensor de qualidade de água

Testes e montagem de protótipo de sensor de qualidade de água, com a presença de integrantes do grupo Arduino Ubatuba e Espaço TEC.

Caminhadas...

Oficina com o artista Fernando Velázquez, em parceria com o Labmovel.

A oficina gratuita aconteceu no sábado 05/04 e domingo 06/04, saindo da Escola Técnica Tancredo Neves.
É obrigatória a inscrição até segunda-feira, 24/03/2014, através deste link. Inscrições encerradas.

Apresentação

Exposição final dos resultados das oficinas e intervenção pública em parceria com a iniciativa Itaguá Azul. A apresentação acontece no domingo 06/04, no Terminal Comodoro Magalhães (canto direito da Praia do Itaguá, após a rotatória da Capitão Felipe - ver mapa).

Parceria / Apoio